sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Quem foi CLAUDIO PTOLOMEU?

Considerado um dos maiores sábios da antiguidade dedicou-se a diversos campos do conhecimento: matemática, geografia, física e especialmente astronomia. Defendia o sistema geocêntrico (sistema que coloca a Terra no centro do Universo, no qual o Sol, os planetas, as estrelas "fixas" movimenta-se em volta da Terra). A Igreja Católica viria a aceitar a sua tese como a correcta fazendo com que o modelo geocêntrico fosse aceito sem contestação durante os 14 séculos seguintes.
Não existem muitos conhecimentos sobre a vida desta grande figura. Claudio Ptolomeu terá nascido por volta do ano 90 d.C. em Ptolomaida no Egipto e terá vivo em Alexandria entre os anos 120 e 145.
Ele foi autor de várias obras, algumas delas já desaparecidas. Na astronomia ele sintetiza a obra de seus antecessores criando a sua obra principal: "A grande sintese" também conhecida como "O grande astrónomo" ou ainda por "Almagesto". Esta obra divide-se em 13 livros ou capítulos.
Segundo a tradição islâmica, Claudio Ptolomeu terá morrido aos 78 anos de idade.


4 comentários:

Anônimo disse...

Fizemos um trabalho em Historia da Matematica sobre Ptolomeu e realmente é inegavel a sua contribuição pra matemática!Parabens pelo blog!!
Fabiano e Michele

Drielen disse...

Adoreii. muito bom , com muito conteúdo, mas eu precisaria das imagens.
obrigada

gabrielly ps disse...

merda podia ser menor mas obr

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.